Babaganoush e hummus com “crudités” 👩🏻🍳Os húmmus da foto, são as receitas que já publiquei anteriormente: de beterraba e de pimento assado; têm como base uma pasta de grão de bico, tahini (pasta de sementes de sesamo tostadas), sumo de limão, coentros, azeite e cominhos (ver posts anteriores).
👩🏻🍳Baba ghanoush é uma pasta feita de beringela assada ou grelhada, também com tahini e sumo de limão.
Originárias do médio oriente, estas “pastas” são muito versáteis, podendo ser consumidas como entrada em refeições especiais, complemento de lanches ou brunch’s, molho para saladas ou mesmo como prato principal. Ficam bem com tostas ou pão “pitta”, mas nos preferimos como “dip” de legumes em palitos (os tais crudités!) 🌱Um método descrito de preparação tradicional é assar a beringela diretamente sobre a chama antes de descascar, de modo que a polpa fique macia e com um sabor fumado: para além de ser moroso e sujar o fogão todo, é impossível para quem tem fogão de indução 🤷🏻♀️! Eu acho que fica perfeita assada no forno, em metades, bem temperada! 🌱1. Comecamos por ligar o forno a 180º; cortamos as beringelas ao meio no sentido do comprimento e temperamos com sal, pimenta, cominhos, alho e curcuma/ açafrão das Índias; regamos com um fio de azeite, cobrimos com papel vegetal e levamos ao forno por 30 a 40 minutos ou até ficarem macias.
🌱2. Deixamos arrefecer, retiramos a polpa e as sementes com uma colher e colocamos num processador/ robot.
🌱3. Juntamos 2 colheres de sopa de tahini, sumo de 1 limão, 1 dente de alho, coentros, 1 fiozinho de azeite, sal, pimenta, cominhos, pimentão doce fumado/ paprika e trituramos até obter uma pasta
🌱4.servimos o babaganoush regado com um fio de azeite e com os crudités a acompanhar.
#babaganoush #hummus #vegan #plantbased#comidasaudável
#lanches #snacks #healthy #healthyfood
#nomeatathlet #aubergine #beringela